Quem nunca fez aquela maquiagem babado, mas ao sair de casa percebeu que estava diferente do que na frente do espelho? Isso acontece porque fazer uma maquiagem bonita envolve cores e a iluminação é uma parte muito importante do processo.

Mas o que a iluminação tem a ver com as cores? A luz sofre refração e decompõe-se  nas cores do arco-íris e o índice de reprodução de cor (IRC) influencia a nitidez da cor, sendo um fator determinante para a reprodução fiel da coloração real da maquiagem, ou seja, a iluminação que você usa na hora de fazer sua maquiagem interfere em como você enxerga as cores, caso não seja a ideal pode levar a um resultado não muito agradável. 

A luz natural é a ideal, pois ela reproduz a cor em sua totalidade, contudo sabemos que nem sempre é possível usufruir dela, as vezes o ambiente não tem uma boa entrada de luz natural e nem sempre vamos nos maquiar durante o dia.

Dependendo do IRC a cor pode sofrer uma distorção, o mais semelhante a incidência solar é o 100, porém lâmpadas com IRC igual ou maior que 80 já se assemelham de tal forma que não prejudicam as cores, sendo indicadas para iluminar no hora de fazer aquela make maravilhosa, independente da temperatura de cor da lâmpada, mas indicamos uma iluminação neutra ou fria, pois elas te deixam mais alerta.

Além disso, a posição das lâmpadas também interfere na sua make, você não quer sombras no rosto que podem prejudicar o resultado, não é?

Lâmpadas posicionadas acima do espelho projetam sombras da testa nas pálpebras e de baixo dos olhos, assim como do queixo no pescoço, prejudicando a nitidez e em consequência a eficiência da maquiagem. A iluminação ideal é projetada frontalmente ao rosto, uniformemente, para que toda a face receba a mesma quantidade de luz.

Para conseguir essa luz uniforme você pode projetá-la em volta do seu espelho com lâmpadas bulbo ou bolinha, intercalando a temperatura de cor entre neutra e branca ou com fita de led. 

Ultimamente, a ring light tem sido muito utilizada também, ela cumpre bem o papel, porém não é um produto que precisa de certificação, portanto não há certeza de qual seu IRC.

As lâmpadas mais indicadas são as com IRC igual ou maior que 80, que normalmente são certificadas e lâmpadas LED, pois tem emissão de calor praticamente nula, ou seja, você não corre os risco de suar e estragar sua maquiagem.