Blog

Qual a iluminação ideal para cada ambiente?

A iluminação é um dos elementos mais importantes no momento de desenvolver um projeto, seja residencial ou comercial. Uma distribuição de luz bem pensada destaca objetos, dá forma a móveis e dirige a nossa atenção.


Planejar uma boa iluminação consegue deixar o espaço mais funcional, além de diminuir o gasto de energia. Antes de sair às compras, o importante é ter mente respostas à algumas perguntas, como: quantos pontos de luz são necessários para cada ambiente? Quais lâmpadas e luminárias são mais indicadas para cada cenário e, como a iluminação desse local será utilizada pelos moradores?


Outro item a ser levar em conta é a iluminação natural de cada um desses espaços. Como cada área pede um tipo de iluminação específica, preparamos um guia básico que pode influenciar no seu próximo projeto luminotécnico:


SALA DE ESTAR


Luz indicada: Amarela
É o ambiente para receber os amigos, reunir a família e aproveitar os momentos e relaxar.  É o local para combinar luzes, como a difusa e a suave, permitindo a adição de um dimerizador. Pontos de iluminação podem ser úteis e ajudar nas tarefas diárias, mas cuidado: caso seja em cima de poltronas ou sofás, pode incomodar as pessoas que ficarem abaixo deste foco.

 


SALA DE JANTAR


Luz indicada: Branca
Aqui o foco é a mesa de jantar, portanto é recomendável o uso de lustres ou pendentes. Caso a mesa seja muito comprida, pede-se a instalação de pontos de luzes auxiliares nas laterais.

 


COZINHA


Luz indicada: Branca       
É o cenário que precisa estar sempre bem claro, pois o ambiente exige muita atenção. Na cozinha as pessoas lidam com objetos cortantes, comidas e frituras, por isso, o ideal é uma iluminação uniforme.

 


BANHEIRO


Luz indicada: Branca
Mesmo sendo o menor espaço do lar, o banheiro necessita de algo personalizado. Assim como a cozinha, esse ambiente também  pede iluminação clara e forte. Além da luz geral no teto, com foco intenso, o ideal é uma luminária difusa para o espelho, para que o rosto da pessoa fique uniformemente iluminado e sem sombras, o que facilita ao se maquiar, barbear, etc.

 


QUARTO


Luzes indicadas: Amarela ou Neutra
O quarto pede iluminação suave e aconchegante. Uma luminária geral, ou mesmo LEDs embutidos em forros de gesso, tornam o ambiente agradável. Para quem gosta de ler na cama, ou levantar no meio da noite, um abajur na cabeceira é uma ótima pedida.  Já para quem procura efeitos luminosos, um dimmer pode definir o ajuste da iluminação desejada.

 


CORREDOR


Luzes indicadas: Branca ou Neutra
Esse ambiente de circulação de pessoas exige uma iluminação uniforme que alcance toda a sua extensão, seja com a distribuição de abajures, lâmpadas no teto ou luzes de LED embutidas no forro.

 


LAVANDERIA


Luz indicada: Branca
É o espaço que requer uma boa iluminação em geral vinda do teto, e que traga a sensação de limpeza, ou seja, luz branca. Caso o local tenha muito espaço e seja também utilizado para passar as roupas, um foco de luz direcionado permite enxergar com mais nitidez.

 


ENTRADA


Luz Indicada: Branca
É o primeiro contato da visita à sua casa e deve ser muito bem iluminada, principalmente quando falamos de segurança! O ideal é ter destaque para a entrada, principalmente optando por lâmpadas que se acendem por sensor de movimento.

 


ESCRITÓRIO


Luzes Indicadas: Branca e Neutra
O escritório é o espaço para equilibrar pontos de luminosidade. Uma luz geral deixa o ambiente confortável e bem iluminado. Focos de luz podem dar destaque a elementos importantes e decorativos, como a estante de livros, porta retratos e quadros.

Team Galaxy29/05/2019

RECEBA NOSSAS NOVIDADES