Blog

A Origem do LED

Existe muita informação sobre as lâmpadas LED, nós já fizemos alguns conteúdos aqui abordando diferentes assuntos, mas você sabe como essa iluminação surgiu? Qual sua origem?

Essa história se inicia com Henry Round em 1907, ele descobriu que materiais inorgânicos podem produzir luminosidade, sua descoberta foi publicada no jornal Electrical World, porém Henry não se aprofundou no assunto. Catorze anos depois, Oleg Lossew, físico russo, entendeu melhor e deu mais detalhes sobre essa descoberta.

Graças ao detalhamento de Oleg, Georges Destriau, físico francês, descobriu a emissão de luz através do sulfeto de zinco, sua conquista foi nomeada Luz de Lossew em homenagem ao físico russo.

Esses estudos foram a base para o desenvolvimento do LED em 1962 pelo engenheiro Nick Holoniak Jr. As primeiras lâmpadas de LED eram na cor vermelha e eram usadas como indicador, por exemplo, para mostrar quando um aparelho estava ligado ou desligado.

Anos depois surgiram os LEDs amarelos e verdes, que eram usados como sinalizadores, e apenas na década de 90 foi desenvolvido o LED azul por Shuji Nakamura, tornando possível a criação do LED branco através das cores base (vermelho, verde e azul). A inovação de Shuji traz ao LED a finalidade de iluminação para ambientes.

 

26/04/2021

RECEBA NOSSAS NOVIDADES