Blog

Luz Ideal Para Vídeos

A luz, seja ela natural ou artificial, está presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas, por isso, nós vamos falar um pouquinho de algumas dessas ocasiões, hoje em especial da gravação de vídeos.

A produção de conteúdos audiovisuais aumentou bastante nos últimos anos e ainda mais com a pandemia, em que muitas das nossas atividades cotidianas precisaram se adaptar ao distanciamento social.

Você sabe quais são os pontos que devem ser levados em consideração antes da gravação de um vídeo? Seja ele para uma aula online ou conteúdo para as redes sociais e youtube, por exemplo.

O conteúdo é um dos pontos principais do audiovisual, é a partir dele que você decidirá todas as outras coisas, mas ele não é a única coisa com a qual você deve se preocupar. Algumas das coisas que devem ser levadas em consideração e estudadas são: paleta de cores, pontos de destaque, movimentos de câmera e iluminação.

A iluminação passa uma mensagem, além de ajudar a destacar o protagonista e objetos do cenário, determinando o foco para o qual o telespectador deve olhar, portanto você pode usar esse artifício a seu favor, para que a luz esteja em harmonia com o tema do seu vídeo e transmita junto com o conteúdo aquilo que você deseja passar.

ILUMINAÇÃO DE 3 PONTOS

Esse tipo de iluminação consiste em três pontos luminosos, como diz o nome, sendo eles: principal, de preenchimento e de fundo.

Luz principal

Dá destaque ao protagonista, precisa ser suave e difusa e posicionada lateral à câmera.

Luz de preenchimento

Auxilia na eliminação das sombras que a luz principal pode vir a criar, ou seja, ameniza as sombras indesejadas, portando deve ter uma intensidade menor do que a principal e ser posicionada ao lado em um ângulo similar, levemente acima da luz principal.

Luz de fundo

Cria contraste entre o cenário e o protagonista, evitando a sensação de dimensionalidade. Deve ser posicionado atrás do personagem principal da filmagem, sendo um ponto de luz móvel e fácil de posicionar. Você pode coloca-lá no chão, virada para cima, acima do objeto, contato que esteja oposta às outras duas.

TEMPERATURA DE COR

A câmera também capta a temperatura de cor, por isso é importante considerá-la no momento da filmagem, caso você queira uma harmonia entre a luz natural e a luz artificial, deve utilizar uma lâmpada de luz branca fria, por exemplo.

LUZ DURA OU LUZ DIFUSA

O tipo de iluminação também deve ser considerado, consequentemente, é necessário entender alguns conceitos, pois o modo como a luz incide nos objetos é diferente.

Luz dura é aquela que incide diretamente no objeto, o que pode criar sombras e dar destaque a possívels imperfeições. E a luz difusa incide de forma suave e espalhada, tendo uma característica uniforme.

Um bom jogo de luzes faz toda a diferença na sua produção, então não invista tempo apenas na criação do conteúdo, mas também de atenção à composição da iluminação do seu projeto. Afinal é a harmonia entre todos os elementos que resulta em um vídeo de qualidade.

25/08/2021

RECEBA NOSSAS NOVIDADES