Blog

Os Erros Mais Comuns na Iluminação - Parte 1

Anteriormente publicamos contéudos dicas de iluminação para ambientes e também para Home Office, agora vamos falar um pouco sobre alguns erros comuns cometidos no momento de projetar sua iluminação.

TEMPERATURA DE COR

Existem três tipos de temperatura de cor: quente, neutra e fria. Cada uma delas possui uma função específica, sendo adaquada para um tipo de ambiente.

Lâmpadas branco quente: perfeita para restaurantes, sala de jantar, sala de estar, quartos e outros ambientes em que se deseja uma sensação de tranquilidade, relaxamente e conforto;

Lâmpadas branco neutro: ideal para cozinhas, sanitários e outros ambientes em que a atividade executada necessite um nível normal de atenção;

Lâmpadas branco frio: indicada para locais onde as tarefas exigem atenção máxuma e onde seja importante realçar a limpeza do ambiente, ou falta dela, como em determinadas áreas de produção indutrial, clínicas, hospitais e drogarias.

NÃO LEVAR EM CONTA A EMISSÃO DE CALOR

Este é um problema fácil de ser resolvido no momento em que você estiver planejando a iluminação. Leve em consideração a emissão de calor de cada lâmpada individualmente, lâmpadas que emitem muito calor tem baixa efeiciência.

Uma dica é optar pela iluminação LED, pois essas lâmpadas têm uma emissão de calor praticamente nula.

LUZ EM EXCESSO OU EM ESCASSEZ

Parece que não, mas esse é um erro muito comum. Ou a iluminação fica forte demais, em excesso, causando desconforto ou muito fraca, escassa, deixando o ambiente sem vida e mal iluminado, o que também causa desconforto.

Uma dica para solucionar esse problema é projetar as luzes com uma iluminação principal e outra secundária, dessa forma é possivel ajustar a quantidade de luz.

Fique atento para nosso próximo post, pois traremos a parte dois com mais três erros comuns.

 

31/05/2021

RECEBA NOSSAS NOVIDADES