Blog

Dicas de Iluminação para Home Office

Acompanhando nosso blog, você já sabe que as luzes do seu local de trabalho precisam atender as necessidades das tarefas diárias realizadas, e para o Home Office não seria diferente. Com a situação causada pelo coronavírus, o trabalho em casa aumentou e é necessário muito cuidade ao planejar a iluminação para o ambiente que você utilizará.

Abordamos a importância da iluminação no dia a dia e os benefícios que trazem para sua rotina. Agora vamos dar algumas dicas de como iluminar seu Home Office.

FUNCIONALIDADE

O Home Office cria a oportunidade de deixar seu ambiente com sua cara e seu jeitinho, porém além da decoração é importantíssimo focar na funcionalidade. Você pode juntar suas necessidades com seu estilo.

A luz faz grande diferença, por exemplo, a temperatura de cor, a forma com que ela está posicionada, o tipo de iluminação (direta, indireta, orientação), entre outras coisas. Tudo pode influenciar na sua rotina de trabalho. Apostando na iluminação funcional você vai otimizar seu trabalho e ajudar nas tarefas que desenvolve.

ILUMINAÇÃO NATURAL

Não é em todo cômodo que se pode contar com a iluminação natural e ela pode não ser suficiente para seu local de trabalho, além de ser um fenômeno natural, ou seja, pode criar sombras indesejadas e não dura o dia inteiro.

A iluminação natural é o mais agradável ao organismo, pois é ótima para o bem-estar, pode melhorar o humor e é a que nossos olhos estão adaptados. Portando, o ideal é equilibrar a luz natural com a artificial.

Leve em conta a posição dos móveis e objetos do cômodo que estão próximos à entrada de luz natural para que não atrapalhem a iluminação ou criem reflexos.

LÂMPADAS LED

As lâmpadas LED são sustentáveis, econômicas e tem maior durabilidade, além de versáteis comparando com os outros tipos de lâmpadas. Em relação às Incandescentes a economia é de 90% e em relação às Fluorescentes a economia é de 50%. Você pode optar por tamanhos, modelos e potências diferentes.

TEMPERATURA DE COR

temperatura de cor também deve se levar em conta. Ela é muito importante no Home Office, pois as lâmpadas brancas trazem a sensação de atenção, deixando a pessoa mais desperta e as amarelas trazem a sensação de conforto e aconchego, contudo isso pode deixar a pessoa sonolente e improdutiva.

Para melhorar seu ambiente de trabalho padronize a temperatura de cor usada para iluminar seu espaço de Home Office.

LUZ DIRECIONADA

Para dar destaque a pontos específicos, indentifique os pontos focais que precisam de luz, assim iluminando de forma estratégica esses locais.

Para isso, você pode utilizar o Spot LED (spot de trilho, redondo ou quadrado). Além de pontos focais de luz, eles agregam funcionalidade e charme ao ambiente.

Um exemplo do foco da luz é a sua mesa de trabalho, a iluminação deve estar posicionada de forma a dar visibilidade às suas atividades e caso você utilize computador, para não causar reflexos. Uma dica é posicionar a luz em cima da mesa e não atrás.

PLANEJAMENTO

Para que a realização de nossos objetivos fique mais fácil, organizada e bem direcionada é muito importante o planejamento. Também é necessário contatar e planejar seu projeto de iluminação com um profissional da área, assim o risco de erros é menor e seu Home Office terá a luz ideal para seu espao e atividades.

Às vezes um projeto que você viu e amou não é o ideal para o seu espaço, por isso indicamos entrar em contato com um profissional da área que analisará suas atividades e irá projetar a iluminação para melhor lhe atender.

05/03/2021

RECEBA NOSSAS NOVIDADES