Blog

Conceitos Básicos de Iluminação

O que é Watt, Volt e Lúmen? Para ajudar a entender, abordamos algumas das principais informações técnicas encontradas em embalagens, confira:

Luz – é a fonte da radiação eletromagnética que o olho humano percebe. É composta por três cores primárias: vermelho, verde e azul. Emite radiações ultravioletas (UV) e infravermelha (IR).

Watt (símbolo: W) – é uma unidade equivalente a um JOULE por segundo, informa a quantidade de energia que uma lâmpada irá consumir para gerar luz.

Recebeu este nome devido ao engenheiro e matemático escocês James Watt,  que destacou-se pelos aperfeiçoamentos no motor a vapor.

Volt (símbolo: V) – é uma unidade de medida utilizada para se obter a tensão elétrica. É uma homenagem ao físico e químico italiano Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta, que desenvolveu a pilha voltaica, precursora da bateria elétrica.

Kelvin (símbolo: K) – é a unidade básica da temperatura termodinâmica e indica a aparência e tonalidade de cor da luz emitida. Quanto maior for a temperatura de cor, mais branca é a sua tonalidade.

A temperatura de 1 Kelvin corresponde a -272,15 ºC (celsius) e -457,87ºF (Fahrenheit). 0º K indica o zero absoluto. O nome é em homenagem ao físico e engenheiro irlandês William Thomson, o Lorde Kelvin.

Índice de Reprodução de Cor (símbolo: IRC) – é uma medida utilizada para comparar a fidelidade de cor que a iluminação reproduz nos objetos, ou seja, é um índice que corresponde entre a cor real de um objeto e a sua aparência frente a uma fonte luminosa.

O Sol possui IRC 100%, ou seja, quanto mais próximo de 100 é o IRC, mais fiel é a reprodução das cores. Já o contrário, quanto mais baixo é o índice, mais impreciso é a reprodução da cor.

Eficiência Luminosa (símbolo: lm/W) – indica a quantidade de energia elétrica consumida e convertida em luz. Quanto maior o número, mais eficaz é o produto.

Lúmen (símbolo: lm) – é a quantidade de luz que uma lâmpada emite e é enxergada pelos nossos olhos. Quanto mais abundante são os lúmens de um produto, mais ele ilumina.

Lux (símbolo: lx) – É o resultado de uma fonte luminosa que incide em determinada área iluminada. É a unidade de iluminamento que corresponde à incidência perpendicular de 1 lúmen em uma superfície de 1 metro quadrado

Candela (símbolo: cd) – É a concentração de luz em uma direção específica e a unidade de medida para intensidade luminosa, definida a partir da potência irradiada por uma fonte luminosa em uma determinada direção.

Fontes: Conceito.de/ Dicionário Priberam da Língua Portuguesa/ Catálogo GalaxyLED

 

Team Galaxy25/04/2019

RECEBA NOSSAS NOVIDADES